terça-feira, 28 de abril de 2009

Saudades de que gosto (cacussos grelhados)


Cacussos

O que são?


Pequenos peixes de água doce (lagoas e rios), de carne branca, suculenta e muito saborosa. Comi-os em casa, desde garoto, grelhados pela lavadeira, e depois, muitas vezes, já adolescente, na cubata-loja de uma senhora negra no Bairro Operário, em Luanda, aonde, com frequência, me deslocava com dois ou três amigos, em busca do pitéu, porque lá em casa se tinham alterado hábitos. Como a lavadeira, a senhora do Bairro Operário grelhava-os apenas temperados com sal e limão, sobre brasas resultantes da queima de uns pedaços de madeira e servia-os com farofa. Esta era preparada com farinha de pau (mandioca fermentada, seca, moída e torrada), humedecida com um molho de vinagre, cebola picadinha e muito gindungo kimbundu, o mais pequeno e picante! Tudo acompanhado com cerveja bem fresca (adolescentes desenfreados), está bom de ver! Comiam-se à mão, apenas se utilizando uma colher, colher e não garfo, para a farofa.
Os cacussos vinham, quase sempre, do rio Bengo, a Norte de Luanda, onde a cidade vai buscar a água que bebe. Raramente apareciam da Lagoa do Panguila, a 60 quilómetros da capital angolana, também para Norte, estes mais saborosos. Pertencem à família dos pércidas, ou percídeos, que têm por tipo a perca, com que se assemelham, mas apenas no aspecto.
Há quem os confunda com as choupas (peixe de mar muito parecido que, como em Angola, também existem em Portugal). Por não dispor de nenhuma fotografia dos cacussos deixo no post uma das percas. À vista pouco ou nada diferem.

Sem comentários: