
Falando, um dia, sobre o “Ultimatum” por si escrito, disse o heterónimo de Fernando Pessoa:
«Esta guerra é a dos pigmeus mais pequenos contra os pigmeus maiores. O tempo mostrará quais são os maiores e quais os mais pequenos, mas, de qualquer modo, são pigmeus».
«Pouco importa quem ganha a guerra, pois será ganha, de certeza, por um imbecil. Pouco importa o que dela resultará, pois o que virá será seguramente imbecilidade.”
8 comentários:
Felizmente, este Ultimatum ataca todos, e a todos os outros que sejam como eles todos!!!
E não, como os críticos de agora, que só atacam a Alemanha, a Angela Merkel e os bancos, sem olharem os seus próprios erros.
Abraço da amiga de longe!
Querido amigo, espero que logo se resolva toda essa situação, e Portugal volte a brilhar no cenário internacional,como grande nação que é. Beijocas
Também iniciado por "a propósito...", vê o comentário a este post: http://5dias.net/2011/02/26/fabricas-da-mentira/
Caro Carlos Albuquerque
Embora reconheça que muito daquilo que os clássicos deixaram escrito tem muita semelhança com o que se passa na actualidade. Acredito que é possível dar a volta a isto. Como não sei!
Abraço
Álvaro de Campos (ou Pessoa)teve a premonição de que haveríamos de combater a imbecilidade. Lamentavelmente não somos conduzidos por um pigmeu às costas de um gigantes...
Dizia, a propósito, um Professor meu na faculdade a seguinte e sábia frase:
"um (pigmeu) anão às costas de um gigante vê mais alto..."
e eu, que sempre me achei pequena, crescia na luminosidade de tais palavras e, na dúvida de não saber o caminho, seguia-lhe os passos ...
Caríssimo, muito oportuna a sua crónica. Que se leiam os clássicos e se aprenda com a história o que ela nos deixou como um "Ultimatum"
Bem-haja
Mel
Álvaro de Campos
pensando
fora do quadrado, neste caso "o paradigma da imbecilidade"
(o actual é mais complicado pois os imbecis sofisticaram-se)
Querido Mwata,
O drama é que o mundo é dos pigmeus, apenas deles.
Porquê?
Ainda há gigantes?!
Onde???
Beijinho, meu Mwata.
Amigo Carlos Albuquerque,
Muito oportuno este seu post onde se previa que a imbecilidade iria ter o seu apogeu e ele aconteceu! Até quando isto se manterá?
Um abraço amigo e solidário.
Enviar um comentário