sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Um grito

De tridente em punho, a política e a intelectualidade rústicas, grosseiras e saloias estão a querer evangelizar o meu país. Aprontam-se para me turvarem o futuro, para me roubarem o destino.
Certo jornalismo, pago para se embevecer, auto-ilumina-se, navegando no mar de interesses pessoais e de terceiros. Já busco, com dificuldade, o paradeiro da informação isenta e verdadeira. Aquele jornalismo transformou-se em lixo que se amontoa à minha frente e me intoxica.
Assusto-me.
Cresce-me o pavor ao ver a Casa da Democracia (o Parlamento) ser palco de ópera-bufa, com jornalistas actores de tramas e maquinações engenhosas, e deputados quase chamando por um redentor…
'Não há nada mais terrífico do que ver a Ignorância em acção!"
Palavras de Johann Wolfgang Von Goethe, filósofo alemão.
Acrescento: ignorância e má fé.
Sejam eles quem, ou o que forem, estejam onde estiverem, daqui grito aos deuses para que não deixem o meu país sentar-se à mesa da festa da ignorância e da má fé. Que o libertem do regabofe dos poderosos. Que soltem da cegueira os que não querem ver.

18 comentários:

Catsone disse...

Carlos, boa noite.
Aí está uma boa pergunta: onde estará a isenção jornalística. Parece que foi morta outro dia, de forma violenta, e abandonada numa sarjeta qualquer...

Agulheta disse...

Amigo Carlos. Trasquevo todas as palavras aqui escritas,por inteiro.
Beijinho bfs Lisa

ematejoca disse...

"Mit der Dummheit kämpfen Götter selbst vergebens"
Schiller

Com a ignorância lutam os deuses em vão!!!

Ricardo e Regina Calmon disse...

Amado escriba:brado berro teu,emociona,pois parece até que brasileiro és ,diante de manifesto esse!Me tocou profundo,pela verdade que sentes, exalas e falas ,em nome de todo um povo,o portugues,que inseminou cultura,doçura e amizade desde criança,e isso,jamais esquecerei!
te abraço!

Viva La Vida!

Unknown disse...

olá carlos

acredito eu que não é nem uma questão de querer ou não ver. penso que não fomos preparados pra ver o mundo além da tv, jornal e mídias nada imparciais. Não fomos aculturados ou preparados pra criticar, ter opinioes proprias, pra conhecer as "verdades" não pra aceita-las e se pra entender como funcionam as coisas.
no campo cientifico, ainda bem que certas verdades são refutaveis e a filosofia esta ai pra questionar e abalar nossas estruturas, é chato descobrir que o mundo não é certinho e perfeitinho né?
por isso querem nos fazer entender que é melhor nao esquentar a cabeça e aceitar tudo que nos empurram guela abaixo, porque pra certas pessoas engolir certas ideias massificadas e prontas é melhor do que não ter o que comer.
eu vou escolher ver todas as visoes,entender elas e não tomar partido de nenhum.
nem foi bem disso que você tratou no post, mas o finalzinho dele me fez pensar sobre isso. sobre o lado de quem vê.

Abraços.

Anónimo disse...

A realidade está escondida por detrás de um véu de tristeza.
Um lindo.
Beijokas.

Penélope disse...

Meu amigo, assim está o MUNDO todo, meu país passa pelas mesmas tempestades...
Os governantes estão a desgovernarem porque transformaram a política em balcão de négócios. Agem única e exclusivamente em causas particulares.
Beijinhos

Enquanto isso vamos gritando sim, para que um dia nos ouçam.

maria teresa disse...

Junto à sua a minha prece...
Clarificação, isenção, humildade, dignidade, amor ao próximo (ao futuro e ao país)... precisa-se com muita urgência.
Abracinho

José disse...

É verdade Carlos tudo o que diz,
esse jornalismo de meia tijela,da manela, do encrespado,do Zé manel tagarelo,Da flisia cabritinha, que é aqui da minha terrinha,e desse comentador que é filho dum ditadord, todas as semanas,e mais uma mão cheia de s.... Com toda esta gente não há quem aguente.

bom frim de Semana
um abraço.

José

Rosa Carioca disse...

Já escrevi e reafirmo; sinto uma enorme tristeza cada vez que olho as cenas infelizes no Parlamento :(

Anónimo disse...

Para mim ainda saõ assuntos que não entendo muito bem mas sei que não se deve dizer que "o estado não faz nada" pois o estado é o país inteiro e não o governo!

abraço grande avô, amanhã devemos ir aí!

Mª João C.Martins disse...

Carlos

Temo, infelizmente que os Deuses estejam, desta vez, verdadeiramente loucos. Ou então, tenham desistido de travar a nossa própria loucura.
Há tanto tempo que ouvimos dizer, que vivemos uma crise de valores!Infelizmente, não era, como não é, apenas uma frase feita!

Um beijinho

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amigo Carlos,

Subscrevo cada palavra, uma por uma, especialmente para que os cegos abram definitivamente os olhos.

Sabe amigo, o maior mal é que o nosso povo é demasiado pacífico, está apático... isto para usar os adjectivos mais suaves.

Beijinho

Anónimo disse...

Ai meu Deus!!!
Eu amei o seu comentário.
Uauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu.
Showwwwwwwwwwwwwwwwwwww.
Obrigado.
Beijokas.

R disse...

Gostei do post e concordo plenamente. É uma tristeza, tudo isto. E o pior é que o povo está completamente desinteressado, da política e dos políticos. Isso na minha opinião é mau. Mas também com a imagem que eles nos dão! Vamos ver no que isto tudo vai dar.Desejo-te um Bom Domingo

Filoxera disse...

Embora sem acreditar em deuses, acho que vale o pedido...
Um beijinho, Carlos.

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

O nosso parlamento parece uma sala de aula de meninos mal comportados.
gostei do desabafo.

Beijinhos
Sonhadora

Elaine Barnes disse...

Infelizmente o dinheiro compra hoje aqueles que não deveriam se vender jamais! Montão de bjs e abraços e excelente final de semana