sábado, 18 de fevereiro de 2012

Amanhã é Domingo

E então!?

Porque Domingo será, haverá quem irá molhar os dedos em pias de água benta. E antes de uma ave-maria cantarolar ou de um padre-nosso balbuciar, haverá quem fique com o peito a arfar ao ver passar quem passará. Olhos tímidos, mas sedentos e não desatentos, pousarão em vestidos, outros em fatos. Cruzar-se-ão, alguns, trocando correspondência de desejos por encontrar, para além de disfunções da razão. Outros perder-se-ão como a Lua entre as nuvens. Ouvidos escutarão um recém ordenado com anéis e barretes cardinalícios dizer que “ a mulher deve ficar em casa”, logo acrescentando “o trabalho da mulher a tempo completo não é útil ao país”. Terminada a incumbência, para uns necessária, para outros urgente, e ainda para outros nem carne nem peixe, muito menos um estrangeirado hambúrguer ou uma nata do Álvaro, o povo sairá. Nas escadas à porta da casa estará, como sempre, uma mão estendida sem anéis e de cabeça não almofadada por barretes.
À esquina estará montada uma banca. Sentado estará Moisés, terminada que estará a sua licenciatura em angariação de fundos. Alguém lhe perguntará:
- Que fazes aqui, Moisés!?
Ele responderá:
- Estou em trabalhos de expiação.
E então!?
Amanhã é Domingo
Depois irão começar os dias que se arrastarão por seis virares de páginas. E quando o sétimo chegar não haverá descanso. Ficará perdido, provavelmente, no Livro das Horas.
E então!?
Amanhã é Domingo.
 

4 comentários:

acácia rubra disse...

Pois é, Carlos, será Domingo...

E Moisés expiará porque nos deixou, nas Tábuas da Lei, os Dez Mandamentos, que a igreja murmura e os governantes não cumprem.

O "Êxodo" começou, é a torneira aberta do país... Que conversa estranha, que contradição nas falas de Deus e nas práticas dos homens.Vou deixá-los aqui,aos 10. Para quê? Não sei... talvez para que sintamos que todos os homens são barro e os deuses são palavras que os homens não sabem ouvir.



“Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

Não terás outros deuses diante de mim.

[2]Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

[3]Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.

[4]Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.

[5]Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

[6]Não matarás.

[7]Não adulterarás.

[8]Não furtarás.

[9]Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

[10]Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.


Quanto ao Livro das Horas, só das amargas este nosso povo tem experimentado.

Não vou, por isso desejar-te um bom Domingo, antes um bom descanso. Só o tem quem se mantém fiel aos princípios e aos valores. Tenho-te como exemplo.


Carinhosamente, um beijo

Desculpa este comentário tão longo

Rogério Pereira disse...

No outro lado, na aldeia, o domingo será bem diferente. O sino não irá tocar...
O sacristão foi o último a abalar.

ematejoca disse...

O título do meu post de hoje, é uma espécie de resposta a este seu profundo texto, meu caro amigo.

Qual dos dois domingos é o mais profano, o religioso ou o carnavalesco?

Aceito respostas!

Marcia disse...

Meu querido a muito havia perdido seu link junto com meu antigo blog (Meus Pensamentos)finalmente encontre fico feliz,hoje segunda te desejo um bom começo de semana !