terça-feira, 11 de agosto de 2009

Gripe A

Contagiar de propósito!!!
Os portugueses não estão a respeitar os alertas das autoridades de saúde. Será perigoso se as regras de prevenção não forem seguidas. Quem o diz é a ministra da Saúde que, em conferência de imprensa, falou na existência de alguns «comportamentos anti-sociais», referindo o caso de uma mãe que disse que já que contagiaram a sua filha iria contagiar outras crianças. A ministra acrescentou: «Há portadores de gripe A ou pais de crianças portadoras que não cumprem comportamentos de controlo com o objectivo expresso de contagiar outras crianças…, além disso, houve adultos com suspeitas de Gripe A que não seguiram as recomendações de colocar uma máscara para evitar o contágio entre outras pessoas”.
Fiquei estupefacto!
Depois de ouvir a ministra da Saúde o antigo bastonário da Ordem dos Advogados, Rogério Alves, disse à TSF que espalhar a doença pode levar a uma pena de prisão até oito anos. Esclareceu que, de acordo com a lei portuguesa, «propagar uma doença contagiosa é crime», logo, «se alguém que está doente ou que tem acesso a algum elemento ou produto que pode espalhar uma doença contagiosa o faz está a praticar um crime», Explicou que se uma pessoa espalhar a doença de forma propositada, poderá incorrer numa pena até oito anos de prisão. Por outro lado, «se o fizer "sem querer" a pena será menor», tratando-se de uma «prática do crime por negligência».
Que fazer?

2 comentários:

Sofá Amarelo disse...

Ouvi a Ministra em directo e nem queria acreditar que fosse preciso vir um ministro chamar a atenção para uma mesquinhez tão portuguesinha.

Já se sabia que aconteceu ( e se calhar acontece) algo parecido com o virus da Sida.

O meu pai sempre me disse desde pequeno que ninguém gosta de ser sozinho para eu ter cuidado com as companhias. E dou-lhe toda a razão!!!

Um abraço!!!

Carlos Albuquerque disse...

Pai sábio!
Um abraço!