segunda-feira, 25 de maio de 2009

Entrevistas (Dr. Marinho Pinto)

Bastonário
sem papas
na língua



No dia 22 de Maio, o Bastonário da Ordem dos Advogados, Dr. Marinho Pinto, foi entrevistado no Jornal Nacional da TVI apresentado por Manuela Moura Guedes (MMG), mulher do Director-geral daquela estação, José Eduardo Moniz (JEM).
A dada altura o entrevistado acusou a apresentadora de não fazer perguntas mas sim afirmações e condenações sumárias, acrescentando: “…este é o péssimo jornalismo que você faz. O que você aqui faz é um espectáculo degradante…”
Vamos ver e ouvir:

No dia seguinte, JEM foi ouvido pelo jornal Correio da Manhã. Defendeu a mulher e apontou: “ as palavras do bastonário não são dignas de uma pessoa com as responsabilidades que ele tem”. Quanto ao que disse a mulher, silêncio!
O Correio da Manhã ouviu também o Dr. Marinho Pinto: “Lamento que não haja respeito pelo valor do jornalismo e pela estação de televisão, pelos profissionais, pelos convidados e pelos espectadores. Porque um jornalista a sério nunca se prestaria a manipular os factos, a construir uma tese acusatória”.
Um parêntesis:
Recuando um pouco recordar-nos-emos do tempo em que MMG apresentava diariamente as notícias na TVI tendo, em determinado dia da semana, a seu lado Miguel Sousa Tavares para comentar os acontecimentos, o que este fazia, dizendo o que pensava, e não o que queria a mulher de JEM. Um dia aquilo deu para o torto. Miguel proclamou, em directo, que ela o não deixava falar e acabou-se! Chegaram os espanhóis da PRISA à TVI. MMG deixou de apresentar mas, pouco tempo depois, o marido recolocou-a no ecrã, dando-lhe o Jornal Nacional de 6ª feira. No lugar de Sousa Tavares sentaram Vasco Pulido Valente! Foi, e é, o que se tem visto!
Outro parêntesis:
Numa presença na SIC Notícias (antes de 22 de Maio), como comentador, o antigo bastonário da Ordem dos Advogados, José Miguel Júdice, acusou o Dr. Marinho Pinto de populista e demagogo mas, ao mesmo tempo, fugindo-lhe a boca para a verdade, de ser um homem inteligente, provocador e corajoso. Para Miguel Júdice o actual Bastonário pretende, com o seu comportamento, perfilar-se como próximo candidato da esquerda às eleições presidenciais contra Cavaco Silva, o que para ele é preocupante!

Tudo se começa, agora, a perceber. Porque foi dado o Jornal Nacional de 6ª feira a MMG que, em tempos idos, já depois de casada com JEM, passou pela política como deputada pelo CDS-PP de Manuel Monteiro e, depois disso, pela publicidade anunciando um detergente para máquinas de lavar roupa; porque trocaram Sousa Tavares por Pulido Valente, e por aí fora.
O Dr. Marinho Pinto diz as verdades com coragem e frontalidade. Tornou-se incómodo para certa gente. Por isso alguns se apressam a tentar desacreditá-lo. Mas, ao que parece, e graças ao descuido de José Miguel Júdice (terá sido?) o tiro está a sair-lhes pela culatra.

Sem comentários: