terça-feira, 19 de maio de 2009

Saudades de que gosto (Um violino no Telhado)

If I Was a Rich Man
Porque me chegou esta saudade? Não sei!


“Um Violino no Telhado” (Fiddler on the Roof) foi um dos maiores espectáculos da Broadway. Estreado em 1964, foi representado por todo o mundo e transposto para o cinema, em 1971, num filme que obteve nove nomeações para os Óscares e ganhou todos os prémios Tony do ano da estreia. É hoje considerado um clássico da Sétima Arte.
“Um Violino no Telhado” é baseado nas histórias de Shalom Aleichem sobre a vida de um pequena cidade judia no Sul da Rússia, nas vésperas da Revolução de Outubro.
A história passa-se na pequena aldeia ficcional de Anatevka, na Rússia Czarista no início do século XX. Lá vivem, em boa vizinhança mas sem se misturar, as comunidades judaica e cristã ortodoxa seguindo as antigas tradições estabelecidas.
Tevye, um leiteiro judeu pobre que tem cinco filhas, uma mulher com uma língua viperina e sarcástica e um cavalo muito preguiçoso que não tem força para puxar a carroça do leite, leva uma vida tranquila até o dia em que pretende casar as suas duas filhas mais velhas, Tzeitel e Hodel. Ambas recusam os casamentos arranjados pelo pai e a tolerância de Teyve é levada ao limite quando outra das suas filhas, Chava, decide casar com um não judeu. O leiteiro debate-se nesta situação delicada quando um decreto do Czar obriga todos os judeus a abandonar a aldeia, condenando a sua família ao exílio e à dispersão.
Apesar da sua pobreza e da austeridade do ambiente, Tevye mantém uma abordagem alegre nas questões da família, dos vizinhos e do seu Deus, a quem ele se dirige como se fosse um dos seus vizinhos.
A comunidade judaica desta pobre vila está assente na tradição e a chegada dos ventos de mudança irá transformar os seus valores e princípios há muito estabelecidos e que são a base da estabilidade e coerência.
A mudança é personificada não só com o advento da Revolução Russa, mas também pelos jovens que procuram esquivar-se da tradição, determinando o seu próprio futuro.
O filme é, na realidade, uma das mais admiráveis obras cinematográficas de sempre. A notável interpretação do leiteiro pelo actor judeu Chaim Topol, ficará para sempre na memória de quem o viu. Topol nasceu em Tel Avive a 9 de Setembro de 1935 (não existia ainda o Estado de Israel. A região era então a Palestina sob administração britânica). Tem hoje 73 anos.
Topol a falar para o seu Deus – If I Was a Rich Man:

Sem comentários: