segunda-feira, 20 de julho de 2009

A chegada à Lua


Há 40 anos (20 de Julho de 1969) pés humanos pisaram pela primeira vez o solo da Lua. Descendo de um módulo lunar transportado pela nave Apolo 11, e que pousou num local chamado Mar da Tranquilidade (Sea of Tranquility), o astronauta norte-americano Neil Armstrong caminhou sobre o satélite da terra, seguindo-se-lhe, depois, o seu colega Edwin Aldrin, num passeio de ambos, que se prolongou por duas horas. Ficou para a História a frase de Neil Armstrong: Um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a Humanidade”.
Antes disso, a 3 de Novembro de 1957, os soviéticos (existia ainda a URSS) haviam colocado em órbita da Terra, a bordo da nave espacial Sputnik II, o primeiro ser vivo: a cadela Laika que viria a não sobreviver ao voo.
Quatro anos depois do voo da Laika (12 de Abril de 1961) os soviéticos, então em acesa disputa com os Estados Unidos pela conquista do espaço, colocaram em órbita terrestre, durante 48 minutos, o cosmonauta Yuri Gagarin, falecido em 1968. Gagarin orbitou a bordo da nave Vostok I. Ficou igualmente para a História a sua frase: “A Terra é azul, e eu não vi Deus”, ou "A Terra é azul, mas não há Deus".
Na altura, um pouco por todo o mundo, houve quem duvidasse do feito de Armstrong, considerando que as imagens mostradas não passavam de um embuste americano. Ainda hoje há adeptos de teorias conspiratórias. Se estiver interessado e tiver paciência pode vê-las aqui.
A verdade é que:
1) – A ex-URSS (quem mais interessada do que ela para o fazer?) nunca levantou qualquer dúvida sobre o feito americano, pelo contrário, após a chegada à Lua de Neil Armstrong e Edwin Aldrin, abandonou o seu programa de exploração do nosso satélite;
2) - Depois da Apollo 11, outras seis missões Apollo foram lançadas, sendo que cinco delas com êxito, elevando para doze o número de astronautas que caminharam na Lua.

Hoje mesmo, assinalando a efeméride, antigos astronautas como Edwin Aldrin, Michael Collins e Neil Armstrong, reuniram-se e desafiaram a NASA (Agência Espacial Americana) a desistir do programa de retorno à Lua em 20020, e a apostar numa viagem tripulada a Marte! Será a caminhada imparável da Humanidade na procura de novo planeta a colonizar, na descoberta de outro mundo, que este está a chegar ao fim do prazo de validade, e o Criador não parece interessado em renová-lo!

Sem comentários: