quarta-feira, 29 de julho de 2009

Eleições autárquicas (Antecipação)

As autárquicas são em Outubro. Antes delas teremos as legislativas em Setembro. Campanhas dumas e doutras, e discussões entre candidatos, só mais lá para a frente. Pensava eu. Eis senão quando a SIC nos brindou ontem com um frente a frente entre António Costa e Santana Lopes, candidatos à presidência da Câmara de Lisboa. Antecipação! Antecipe-se, então!

Gastaram-se ambos em queixinhas e a falar do passado. Dizia o primeiro: O Dr. ficou a dever, já ninguém fiava à Câmara, e eu paguei. Não é verdade, retorquia o segundo: O Dr. pediu empréstimos ao banco, transferiu as dívidas. Às duas por três o primeiro diz que o segundo está nervoso e este responde: de onde é que me conhece para dizer que eu estou nervoso? Fartaram-se de atirar números para cima, para baixo e para o lado. Costa com ar de um certo snobismo intelectual, Lopes parecendo um menino mimado que não gosta de ser contrariado.
Mais para o fim lá disseram algumas coisas de interesse para os lisboetas. António Costa: a cidade não pode ser governada para os carros e não precisa de obras emblemáticas, o que faz falta são pequenas grandes obras que mudem a vida das pessoas, como uma rede de eléctricos rápidos e outra de transportes escolares. Santana Lopes: a circulação automóvel faz parte da revitalização do centro, mais um túnel é bom e o aeroporto não sairá da Portela, embora se possa construir outro fora da cidade.
Não vivo em Lisboa, não tenho, por isso, que me confrontar com a escolha entre um e outro. Mas se fosse, em quem votaria? Já sei, já sei que me vão dizer que há mais candidatos. Pois há! Do PCP e do BE, pelo menos. O campeonato, porém, vai ser disputado por Costa e Lopes. Sendo lisboeta, ou não, em quem votaria? Vá, ponha a cruzinha na urna que está lá em cima na sondagem colocada ao lado do cabeçalho. Daqui a uns dias faremos as contas e partiremos para outra consulta só aberta aos lisboetas.
Vale?

1 comentário:

Sofá Amarelo disse...

Já não há pachorra para Santana Lopes... eu que até lhe dei algum benefício da dúvida quando o 'eterno perdedor' pegou no governo em 2004! Foram tantas as trapalhadas que pensei que o homem ficaria aniquilado para sempre. Mas não, o homem tem mais vidas que qualquer gato, e aí está de novo... mas desta vez não levará a melhor sobre um António Costa que se perfila para assumir o rumo do PS - e bem que o PS precisa - depois da escalabrada era Sócrates! Mas Costa tem tudo a perder se entrar nestas jogatanas do 'mal-dizer', é melhor usar a postura da Ferreira Leite, jogar à defesa e contra-atacar na altura certa. se ele precisar de um assessor eu levo baratinho...

Um abraço!