quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Grosseira e inculta!


Em 2007 a actriz brasileira Maitê Proença elaborou uma reportagem para o Canal GNT ridicularizando Portugal e a sua História, o mesmo tendo feito no programa “Saia Justa”.
Foi em 2007, mas só agora rebentou a polémica com a apresentação de um vídeo na Internet, que pode ser visto aqui. A reportagem, feita em Portugal ,ofende portugueses e envergonha brasileiros, tendo já dado origem a uma petição online exigindo um pedido de desculpas por parte da actriz.
Na reportagem Maitê Proença classifica (em tom grosseiro) Sintra ( Património da Humanidade pela UNESCO) de "vilazinha", confunde o rio Tejo com o mar, passa um atestado de incompetência a técnicos de informática e ao serviço prestado por uma unidade hoteleira de luxo, afirma que Salazar encabeçou um regime ditatorial durante cerca de 20 anos, satiriza o estilo manuelino do Mosteiro dos Jerónimos, ridiculariza figuras incontornáveis da história portuguesa e mundial, de Vasco da Gama a Luís Vaz de Camões e Fernando Pessoa, além de cuspir, com escárnio, na fonte daquele monumento nacional. Tendo visto na porta de uma casa, em Sintra, um 3 invertido (símbolo maçónico) logo soltou os seus conhecimentos culturais: “essa gente nem um algarismo sabe escrever direito.”
Na sua página do Twitter, Maitê deixou a mensagem: "Que chato o pessoal que não sabe lidar bem com o humor".
Com esta palhaçada perdeu a imagem de actriz culta, mostrou-se grosseira, revelou falta de educação.
A conduta de Maitê Proença não culpabiliza os brasileiros, isso para mim é claro! Envergonha-os!
Já veio pedir desculpas, mas, pior a emenda que o soneto: “Se alguém levou aquilo a sério é porque não tem sentido de humor”.
Portugueses e brasileiros têm direito à indignação!
Antes de se desculpabilizar, Maitê Proença deveria, publicamente, culpar-se a si própria pela sua ignorância.
Depois, sim, pedir desculpas, não só aos portugueses, mas também aos brasileiros, os nossos irmãos do outro lado do Atlântico.

19 comentários:

Neve disse...

concordo em gênero , número e grau com o que vc escreveu. Aqui no Brasil mulher bonita pode tudo. Se além de bonita for ex esposa de homem rico, melhor ainda. Se além de tudo, tiver olhos azuis, então ela é uma deusa.
Maitê é grosseira, eu já havia notado isso quando ela, logo após o casamento de Ronaldo com a Cicarelli, esteve na residência do casal, na Espanha, e fez uma reportagem falando mal da casa e da decoração da mesma. Achei uma baixaria. Há pouco tempo eu assisti no programa saia justa, a dona maitê chamando a pequena apresentadora Maisa do SBT de encapetada, ela disse que a menina parecia possuída por um espírito ruim. Achei de uma maldade e grosseria ímpar. Referir-se assim a uma criança inocente de seis anos é algo de podre.os pais da menina deviam ter processado a Maitê.
Tem mais: parei de ver Saia Justa. São quatro mulheres orgulhosas, exibidas, falando mal de todo mundo e se auto elogiando.Maitê e as outras morrem de inveja da filósofa do progama, e a filósofa morre de inveja da beleza da maitê. Aquilo lá é um inferno!
Sei que maitê teve uma história de vida muito traumatizante,aquelas coisas de morte, assassinato e tal. Sei que ela é ultra psicanalizada e as pessoas psicanalizadas se tornam muito egoístas, mas é preciso maneirar. Devemos respeitar a todos, principalmente ela, que é rica e famosa porque o público a elevou ao Olimpo. Ninguém é famoso sem público.Respeito é bom para todos!

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Bem, não vi a reportagem. Deve ser porque aqui na tv brasileira, está cheio de pseudointelecutais, um monte de gente falando besteiras, programas de alto nível são pouquíssimos, entãopor isso não tenho visto muito. Por isso não vou opinar ainda sobre tal assunto,mas se ela fez isso,foi muito infeliz. Eu repudio qualquer forma de ofensa a um país, sua cultura e sua bandeira.Um abraço... de um brasileiro não alienado.

Neve disse...

a respeito do Eça de Queiroz, eu não me recoro de ter lido seus contos, mas conheço a sua obra, li diversos romances escritos por ele, gosto demais de todos. Aqui no Brasil a literatura portuguesa faz parte do currículo escolar.

Teresa Santos disse...

Olá Carlos,

Relativamente a esta questão da Maitê, penso que, mais do que falta de respeito, ela demonstra uma enorme ignorância. Ora, como tenho imensa pena dos ignorantes, considero que não vale a pena perder muito tempo a discutir este assunto.
Continuo a considerar e respeitar os brasileiros, povo de que muito gosto, e não é uma qualquer cidadã que se lembra de dizer tolices que me faz mudar de ideias.
E agora, poderás estranhar o que vou dizer, mas indignou-me quase tanto a postura daquele grupo de mulheres - que não quero adjectivar para não ser deselegante - como o que foi dito pela Maitê.
Lamentável, apenas lamentável!
Abraço.

Penélope disse...

Bom dia, Carlos!
Começo desculpando-me pelas atitudes de Maitê, como já o fiz no Blog do Francisco Vieira.
Para quem conhece esta senhora, como eu, pessoalmente, não posso dizer nada, senão que ela é isso que vocês viram.
Tive o desprazer de encontrar-me com ela há tempos atrás, na TV CULTURA e, qual não foi a surpresa,deparar-me com pessoa vazia e cínica.
Bom, mas o que interessa é que conheci teu espaço e gostei muito.
Vim também para agradecer-lhe a visita e dizer que daqui a pouco serei mais portuguesa do que qualquer um de vocês.
Acho que em outras vidas vivi aí...
E que maravilha! Convivi com Pessoa, Camões.
Na verdade fui eu quem trouxe os Portugueses para o Brasil... rsrsrsrs
Abraços amigo
Volto mais

ANTONIO SARAMAGO disse...

Acho que já pediu desculpas, mas isso não chega e o sr. Sousa Tavares até lhe dá razão ao comfirmar a estupidêz dos portugueses...

Mais valia que ela se puzesse novamente toda NUA em cima de um cavalo, como fez na Telenovela, mas secalhar já não tem muito que preste!!!

uminuto disse...

uma vergonha. e mais não digo!
um beijo

Elvira Carvalho disse...

Em Portugal há um ditado que define esta situação "Quem te manda sapateiro, tocar rabecão" A culpa foi de quem deu a Maitê a função de fazer uma reportagem, sobre Portugal, seus costumes e sua gente.
Depois segundo "julgo saber" a infância e adolescência da senhora, sem pai, sem mãe, não terá grandes princípios. E depois uma pergunta: Alguém ouviu o que foi dito no final do vídeo?
Uma das apresentadoras, diz mais ou menos isto "O engraçado é que quando ela tinha o pc avariado, eu recebi um email que dizia assim (Estou com o pc avariado não consigo mandar email)"
Assim se vê quem é ignorante.
Um abraço

✿MIUÍKA✿ disse...

Meu amigo,muito obrigada,pois vou mudar as etiquetas para Cartoons.
Bjus...MIUÍKA

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Carlos

Esse foi um episódio lamentável e não creio que hajam desculpas suficientes. Acredite, nós todos nos envergonhamos de situações como essa.
E concordo com você. Quem permitiu que tal video fosse ao ar é tão ou mais culpado do que ela.
Na melhor da hipóteses, é deprimente.
beijos

BlueVelvet disse...

Absolutamente lamentável.
Não chega para meter no mesmo saco o Brasil, país que adoro e onde vivi, nem os brasileiros, um povo maravilhoso que admiro.
Mais, indigna-me mais a atitude da Globo que deixou aquilo ir para o ar do que a "mulherzinha". A atitude é individual e só a põe a ela em causa.
Já a Globo tem outra responsabilidade.
Imagine se ela fazia isto num país muçulmano!
Mas como nós somos de brandos costumes, fica por isso mesmo.
Um abraço

Miragem disse...

Concordo com você...
Como brasileira fico envergonhada pela insensatez que a mesma cometeu...
Realmente não é humor...
Mas enfatizo a Você que muitos não pensam e não se comporta assim...
É uma pena que essas tolices humanas existem...
Mas tenho eu uma paixão pelo romantismo de Portugal...
Eu como brasileira peço a Portugal desculpas pela ironia e desdém de alguns...
Agradeço pelo comentário no “MIRAGEM”
Tem um selo no Miragem para você que juntamente comigo dá vida ao blog já descrito.
Uma lindo entardecer!!!
Bjks
Chrys
;)

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Que bom, muito obrigada pelo seu carinho para com o meu trabalho. Eu estou sempre pela net, só que nem sempre a minha conexão me permite abrir os blogs, aqui onde moro o sinal chega bem fraquinho, moro dentro da mata a acima das antenas. Por isso toda essa dificuldade de acesso.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER agradece a sua audiência (rs).
Beijo grande,
Saudações Florestais !

Rosário disse...

Gostei de ler o que tantos brasileiros por aqui escreveram!

A disse...

Tentativa de humor? Se foi, só prova que a senhora não teve piada, sendo, por isso, uma péssima actriz. Se não foi, só prova que a senhora, além de ignorante, é parva. Serviu-se de um video absolutamente ridículo para ir fazer vista grossa - lembra algumas «tias» do pseudo jet set que também por cá há - para um programa de televisão, também ele cheio de «galinhas», a ajuizar pela reacção de riso idiota que tiveram perante o video.
Não é só em Portugal que existe gente que não se enxerga.
Abraço.

Maria Ribeiro disse...

CARLOS ALBUQUERQUE:ao "andar " por aí, encontrei-o!
POSSO dizer o que penso? A senhora MAITÊ é oca como noz podre ...Só pode! Além de oca é loira...Naõ é preconceito meu para com as loiras, pois conheço, nomeadamente no meu campo de trabalho, mulheres loiras e inteligentes! Hoje concordo com o que disse um grande actor de telenovelas brasileiras:"MAITÊ? SÓ UM CORPINHO LINDO..."
ABRAÇO DE LUSIBERO

Mª João C.Martins disse...

Carlos

É lamentável! Simplesmente lamentável!
Senti-me decepcionada, vendo uma actriz a quem reconheço trabalho feito com mérito, fazer tal demonstração de ignorancia e vulgaridade. Mas, todos sabemos que lá diz o ditado... " no melhor pano caí a nódoa". Na verdade, também já outras figuras publicas do meu país, me decepcionaram tanto ou ainda mais do que a pessoa em causa.
O que lamento de igual modo é que muitos dos portugueses que um pouco por todo o lado, deixaram mensagens repudiando a postura e a atitude insultuosa da actriz, o tenham feito da mesma forma grosseira e por vezes ainda mais vulgar, para além de generalizarem a ofensa a todo o povo brasileiro ou então à mulher brasileira em particular...
Igualmente grosseiro, igualmente inculto... também eu me senti envergonhada.

Um abraço

Rosa Carioca disse...

Já desabafei no meu blog mas também o que se pode esperar de alguém como ela...

Ácido Cloridrix HCL disse...

Agradeço o teu comentário no meu Blog e assino em baixo tudo o que escreveste. Pasmei no entanto com o que se está a passar no site da Maitê, já deste uma espreitadela? O pessoal lá, nos comentários, chinga, desrespeita, usa até de linguagem imprópria, abusiva até, e mesmo assim os ditos comentários são autorizados e não foram apagados!!! Que coisa hein??? Estou pasmado com a repercução que este assunto está a ter, nunca pensei tomasse tal dimensão!!! Abraço, e voltarei aqui sempre que possivel, HCL