terça-feira, 27 de outubro de 2009

A mendiga

Hoje o Sol mangonhou. A névoa, feita nevoeiro, chegou antes. Depois, Sol e nevoeiro chocaram-se, quase em fúria, borbulhando espuma por onde correram palavras vestidas de mendigas, que estão ali, no beiral da janela, a quererem dizer-me não sei o quê. Pouco me importa! Logo mais, cadavez, meter-se-ão no fato da noite e partirão.
Reparo, agora, passada a noitada, que uma ficou. Saltita pelo beiral, qual pisca, mãos atrás das costas, cara de curiosa, vê-se. Não fora avisá-la, tropeçaria no cestito dos búzios. Pára junto ao vaso onde vive uma flor, pergunta-me: esta flor tem perfume? Respondo-lhe, não, o perfume é que tem essa flor.
Zangou-se!
- Não te deram o direito de me falares assim, trocando as voltas, só porque estou vestida como estou, também sou uma palavra! Sei, muito bem, o que me queres dizer. Não perguntes, respondo antes, trajo assim porque procuro uma mão que me ajude a caminhar por uma estrada de gente, que me leve a um rio de palavras vivas, correndo por águas livres.
Estendeu a mão vazia e foi de boleia com a brisa, vestida como chegara, de mendiga.

12 comentários:

Dulce disse...

Carlos,
Vim agradecer a presença e a prenda que deixou lá no Em Prosa e Verso. Muito obrigada. Você é sempre muito gentil e atencioso com os amigos.

Lindo texto. A briga com as palavras sempre resulta em algo positivo. Pelo menos nas "Conversas daqui e dali"
Beijos e, mais uma vez, obrigada.

Malu disse...

Belíssimas palavras, meu caro.
Muitas vezes nos deparamos com palavras mendigas que nada mais querem a não ser compôr outras palavras bonitas mas, por serem mendigas, a elas ignoramos.
Fazemos isso, muitas vezes com as pessoas, voluntaria ou involuntariamente...
Pessoas...
Sempre a dar ênfase às aparências...
Beijos

MIUÍKA disse...

Meu amigo,parabéns pelo belo texto,adorei como sempre.
Quanto ao meu post,é uma maneira que eu tenho de viajar, por imagens e este é um lugar que não me importaria nada de conhecer.
Um beijão...MIUÍKA

José disse...

Amigo Carlos,
É sempre um prazer ler os seus textos, eles contam-me histórias algumas das quais eu vivi, outras caminhei quase lado,lado por isso fico imocionado quando as leio.

Caminhar por uma estrada de gente,
que me leve a um rio de palavras

E que eu possa entender sempre cada um delas.

um grande abraço,
José

Agulheta disse...

Amigo Carlos! Como é bom viajar neste contexto de palavras,algumas me edentifico e gosto.Obrigado pela partilha e escrita.
Beijinhos Lisa.

Quanto ao problema que que colocou sobre o atualizar,não sei de verdade,ainda andei por aqui à pouco e nada vi,se calhar estará em algo que me foge?

Maria João disse...

Carlos

Livre voa essa palavra, não pedindo mais do que um abraço dos sentidos. É mendiga sim, e poderosa! Leva no peito o desejo de quem a fez nascer e na alma tudo aquilo que cada um nela semear.
Fico sempre mais forte e enriquecida quando aqui venho. Também eu vou de boleia.. mas de mão cheia, com as suas palavras.

Um beijinho

Pedro Albuquerque disse...

Avô, sempre com histórias bonitas lendas, etc! Não conheço o texto, mas uma frase daqui está no meu livro de Português, grandes blogs que a nossa família tem!

beijinhos e abraços do teuu neto,

Pedro Albuquerque

Elaine Barnes disse...

Meu amigo, que prosa linda! De uma sensibilidade e delicadeza impressionantes. Obrigada pela visita carinhosa e já pousei por aqui. Ficarei. bjs novo amigo!

TERESA SANTOS disse...

E é a escrita fantástica. E é o sonho. E é a sensibilidade. E é a magia. E é o encanto que nos proporcionas.
Obrigada, mas OBRIGADA, mesmo.
O que significa "mongunhou" E que
tal a minha sugestão do glossário?
Pensa nisso.
Abraço.

carmen disse...

Parabéns pelas belas palavras,
Sempre.
Beijo

Rosa Carioca disse...

Bem, não sei o que comentar, a não ser que é "BELO".

elvira carvalho disse...

Mais um texto que me encantou...
O amigo escreve que é uma maravilha.
Brinca com as palavras dando-lhe um sentido poético que é como um raio de sol, rompendo o nevoeiro do texto.
Um abraço