sexta-feira, 24 de abril de 2009


Conversa daqui e dali:
25 de Abril
Tanto Mar
Conhece, provavelmente, a canção Tanto Mar, de Chico Buarque, dedicada ao 25 de Abril. Talvez não saiba que a versão original, de 1975, foi censurada pelas autoridades brasileiras, quando o autor se preparava para a cantar, com Maria Bethânia, no Rio de Janeiro. A censura brasileira só autorizou a canção em 1978. Nessa altura a situação política em Portugal já não era a mesma e Chico Buarque alterou a letra. Ficam aqui as duas versões:
A de 1975 (censurada no Brasil)
Sei que estás em festa, pá
Fico contente
E enquanto estou ausente
Guarda um cravo para mim
Eu queria estar na festa, pá
Com a tua gente
E colher pessoalmente
Uma flor do teu jardim
Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei também quanto é preciso, pá
Navegar, navegar
Lá faz primavera, pá
Cá estou doente
Manda urgentemente
Algum cheirinho de alecrim

A de 1978 (aprovada pela censura no Brasil)

Foi bonita a festa, pá
Fiquei contente
E inda guardo, renitente
Um velho cravo para mim
Já murcharam tua festa, pá
Mas certamente
Esqueceram uma semente
Nalgum canto do jardim
Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei também quanto é preciso, pá
Navegar, navegar
Canta a primavera, pá
Cá estou carente
Manda novamente
Algum cheirinho de alecrim
Este videoclip é da versão original

Sem comentários: