quarta-feira, 10 de junho de 2009

Culinária (Quitaba)


Ninguém me disse para lá ir, mas fui,
às memórias de criança já espigadota.


Encontrei a lavadeira de casa dos meus pais a ensinar-me a fazer um petisco salgado e picante, cujo degustar muito prazer me dava, a mim e a ela, que o comíamos a meias. Eu contribuía com os géneros surripiados da despensa de casa, ela com o saber e a arte. A ele voltei, já homem e pai. O sabor foi quase o mesmo, só faltou o toque da lavadeira amiga. Mas, enfim, pode ser que algum dos visitantes que por aqui passe lhe mexa com melhor jeito. Aqui vai.

Quitaba:
Óptima para entrada ou aperitivo a acompanhar uma cerveja fresca no Verão que um dia destes nos vai entrar por aí adentro.
Comece-se por pouco. Se ficar ao gosto aumentam-se as quantidades, proporcionalmente.
- 200 grs de amendoim torrado e descascado;
- 100 grs de farinha de pau de moagem meio fina, da mesma com que se faz a farofa (compra-se em qualquer supermercado);
- sal ao gosto de cada um;
- 5 ou 6 piripiris;
Passa-se o amendoim pela 1,2,3 (a minha lavadeira não a tinha, suponho que nem sequer estava ainda inventada, socorria-se de um pilão e de um seixo para moer, o que demorava muito mais tempo), até que disso resulte uma pasta não muito liquida. Tira-se a pasta para uma tijela, juntando-se-lhe a farinha o sal e o piripiri. Mistura-se tudo até se obter uma pasta tipo queijo de figo do Algarve. Prova-se a ver se está bem de sal e piripiri. Estende-se a pasta com a altura que se quiser, corta-se aos quadrados ou aos rectângulos, e já está! É fácil, é barato, não dá milhões mas sabe bem.


Na terra onde nasci chama-se jinguba ao amendoim e jindungo ao piripiri. No Algarve, já que o pus ali em cima, os amendoins dão pelo nome de alcagoitas. E, a língua portuguesa é assim mesmo, não há nada a fazer, alcagoita (um substantivo com os dois géneros) quer também dizer,quando no masculino, homem de pouco valor.
Vá lá saber-se porque portas e travessas se chegou àquela paridade!
Ah! E, já agora, garantem os botânicos: o amendoim é um membro da família da beterraba marítima. Quem imaginaria tal?
Se quiserem que lhes diga porque tem o petisco nome feminino, não mo perguntem, não sei! Isso a lavadeira não me explicou, aliás ela era mais dada a feitos do que a falas.


Os pequenos ali na foto são os jindungos, já maduros, mas ainda frescos. Estes são os caluquetas; se forem menores, aí por metade do tamanho e muito mais assanhados, quer dizer, picantes, são quimbundos; também os há arredondados, do tamanho de uma ginja crescida - os cahombos.

Sem comentários: