segunda-feira, 29 de junho de 2009

Sobressaltos (MFL)





Um susto!







Rasgar, repudiar e romper.
É o que Manuela Ferreira Leite (MFL) fará às políticas do actual Governo se chegar a primeira-ministra. Trocando por miúdos, mexerá na Educação, na Saúde e na Segurança Social, entregando-as a privados. Quem puder paga e tem. Quem não puder vai pedir para a porta da igreja. Diz o FMI sobre a crise global que os ricos continuarão a ser mais ricos e os pobres mais pobres. Só nos restará uma saída – construir mais igrejas.
MFL dirá não a auto-estradas, ao TGV e a nova ponte sobre o Tejo que serviria a ligação de alta velocidade entre Lisboa e Madrid. Isto até que as contas do Estado estejam de novo em dia. Durante os mais de dois anos em que foi ministra das Finanças num governo do actual PR não conseguiu arrumá-las. Aquilo estava uma desgraça, era preciso mais tempo, disse ela. Quanto? Conhecendo-se-lhe o horror à alta velocidade, mas como não é, de todo, uma “maluquinha contra os comboios”, optará pela locomoção a vapor. Talvez quarenta a cinquenta anos. A Europa não ficará à espera, ligar-se-á por alta velocidade, como já quase o fez. Quando um europeu vier em viagem para Sul, parará às portas de Portugal onde um conterrâneo nosso lhe dirá: agora desça, temos aqui uma carroça à sua disposição, se não gostar de juntas de bois, pode optar por uma a dois cavalos!
Terceira ponte sobre o Tejo? Para quê? Deite-se às águas das Tágides uma jangada movida a bordões como as que no passado venciam os rios das então nossas colónias. É barato, não poluente e cria quatro postos de trabalho, no mínimo!
MFL é um susto! Quer pôr o país a arrastar os pés. Se os sapatos se gastarem aparecerá por aí um sapateiro a mandar botar-lhes meias solas, né?
Mas que importa isso se o Saviola vai jogar ao lado do Aimar no Benfica; se o Cristiano Ronaldo está no Real de Madrid; se o Brasil ganhou a Taça das Confederações?

Sem comentários: