sexta-feira, 5 de junho de 2009

Eleições (Parlamento Europeu)




Eleições para o Parlamento Europeu
Domingo, dia 7



Cito de memória:
Sentado à mesa da esplanada bebericava um café, ao que me pareceu. Rosto jovem, barba meio crescida. Na rua passava uma campanha eleitoral. Pergunta o repórter televisivo:
- Acha que as campanhas esclarecem os eleitores?
- Não sei, depende de como são feitas, do que os candidatos dizem.
- Tem aí uns prospectos. Já os leu?
- Não, nem vou ler, isto não me interessa.

Opina e depois nem sequer lê o que lhe propêm! Foi pena não ter dito o que lhe interessa, sempre ficávamos a saber.

Noutro local.
A câmara mostra um rosto de mulher já não muito jovem. Não apanhei a pergunta, só a fala da senhora:
- Eles dão alguma coisinha?
Ainda estamos nisto? Somos assim? Mais de 30 anos de Democracia e permanecemos incapazes de ser cidadãos, embora andemos por aí a criticar, muitas vezes com razão, e a clamar por direitos de cidadania?
Não, não acredito, recuso-me a crer e a admitir o direito de crítica a quem não participa.
Sou filho de uma Pátria libertada e adulta.
Portugal está na Europa e esta desenha-se no Parlamento Europeu. Quero lá ter muita gente a pensar como eu, no Portugal que eu quero, para que as coisas mudem.
No dia 7 vou votar.

Sem comentários: