quinta-feira, 25 de junho de 2009

É o que temos (PT/Média Capital)

Os caçadores



O negócio PT/Média Capital foi levado ao Parlamento pelo CDS-PP. Depressa o PSD foi atrás, pegou-lhe e transformou-o numa questão política, chegando a insinuar-se que o Primeiro-ministro queria ver-se livre de José Eduardo Moniz e de Manuela Moura Guedes! Por muito que a PT tivesse dito que não informou o Governo, o PM que desconhecia a história, e que economistas tenham explicado que, do ponto de vista económico, o negócio até pode fazer sentido, o PSD não desengantilhou. A sua chefe, Manuela Ferreira Leite disse em entrevista à SIC que o PM não estava a dizer a verdade e que: "Se neste processo for substituído o director-geral é gato escondido com corpo todo de fora e trata-se simplesmente de uma intervenção do Governo num órgão de comunicação social que, como ele [José Sócrates] disse várias vezes, lhe era incómodo. Eu acho isto gravíssimo para a democracia e para a comunicação social. Seria verdadeiramente escandaloso."
A SIC levou hoje o tema ao seu programa “Opinião Pública”. Dos espectadores não ouvi uma única opinião sobre o negócio, embora em estúdio José Gomes Ferreira o tenha analisado, de forma lúcida, com os elementos de que actualmente dispõe. Voz quase unânime dos espectadores: o que o PM quer é controlar José Eduardo Moniz e calar Manuela Moura Guedes! Um chegou mesmo a dizer que comparado com o que a PT vai pagar, Cristiano Ronaldo até foi barato!
O 25 de Abril fez deste um país livre em que cada um pode expressar a sua opinião sem medo. Mas, senhores, nós não somos um rebanho de carneiros que só sabe caminhar atrás do latido do canino! O filme TVI não é novo. Recorde-se, para os de memória mais curta, a altura em que foi nomeado um ex-ministro do PS (Pina Moura) para a Prisa, accionista maioritária da Média Capital. O que disse o PSD na altura? O que se pretendia era correr com o Moniz e amordaçar a TVI. O que aconteceu? Moniz ficou ainda melhor do que estava, ao que constou e a TVI, basta vê-la, não anda de açaime. Lembram-se?
Na altura em que o “Opinião Pública” estava no ar, José Eduardo Moniz mostrava-se favorável à venda de parte da Média Capital à PT: “a eventual associação [da Media Capital] a uma empresa de telecomunicações de grande dimensão em Portugal e no estrangeiro, numa perspectiva estrita de negócio, pode proporcionar a uma estação de televisão líder a abertura de novas oportunidades para a geração de conteúdos e o alargamento da sua capacidade de oferta, favorecendo o seu crescimento nos mercados nacional e internacional” (fonte – Público on-line).
Então, e agora?
Provavelmente o PSD por Paulo Rangel e não Ferreira Leite (esta não se exporá a isso) virá dizer que Moniz diz o que diz porque na posição em que está não poderá dizer outra coisa; que mesmo Moniz diz o que lhe mandam, quando lhe mandam, especialmente estando tanto dinheiro em jogo. Será que os espectadores que estiveram hoje no “Opinião Pública” também acreditarão nisto?
Afinal quem mente no meio de tudo isto? Quem tem intenções ocultas? Quem invade o intelecto popular lá semeando ventos?
Projectos para vencer a crise, nem vê-los.
Os PSDs estão cada vez mais parecidos com os caçadores do Capuchinho Vermelho – dois tiros no lobo mau e este não comerá mais criancinhas a caminho da floresta!

Sem comentários: